Freguesia de Loureiro Assinala os 40 anos das Primeiras Eleições do Poder Local
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

FREGUESIA DE LOUREIRO ASSINALA OS 40 ANOS DAS PRIMEIRAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS E CONVIDA TODOS OS AUTARCAS ELEITOS

No próximo dia 12 de dezembro, pelas 21:30 horas, na Cantina de Alumieira, Dr. Albino dos Reis, vai acontecer uma Assembleia de Freguesia Extraordinária.

A 12 de dezembro de 1976 aconteceram as primeiras eleições democráticas para as autarquias locais. A partir desse dia, o povo recenseado e a partir dos 18 anos de idade começou a escolher os seus representantes, elegendo partidos, programas e pessoas, contribuindo dessa forma para a responsabilização coletiva da gestão local da Freguesia e do Município.

Nestes 40 anos, foram muitos os loureirenses que se apresentaram a eleições e foram eleitos para servir a Freguesia como membros da Assembleia de Freguesia, ou executivo da Junta de Freguesia.

É altura de simbolicamente reconhecermos o trabalho de todos na construção da nossa Freguesia. Um encontro para partilha de histórias e também como forma de aumentar a nossa memória coletiva.

Assim sendo, faz todo o sentido que este encontro simbólico seja realizado num espaço de enorme valor sentimental, ou seja, a Cantina de Alumieira, Dr. Albino dos Reis. Antes da existência de um Salão Paroquial e das atuais instalações da Junta de Freguesia, a Cantina de Alumieira foi um espaço multiusos, palco que testemunhou a construção da modernidade loureirense, tanto do movimento associativo, como do político.

Gostaríamos que cada membro eleito para qualquer cargo político nos Órgãos Autárquicos de Loureiro, desde 1976 até ao presente, colabore na divulgação desta Assembleia de Freguesia Extraordinária convidando informalmente outros membros eleitos, pois queremos que todos tenham conhecimento desta Assembleia de Freguesia e nela participe.

Também pretendemos que caso tenham material de campanha, recortes de notícias de jornais, fotografias ou outra documentação, o partilhem com todos. Com a partilha desta informação e de outras histórias contribuiremos todos para registar um período importante da nossa história recente.

Todos estão convidados para esta Assembleia de Freguesia Extraordinária de dia 12 de dezembro, pelas 21:30 horas, na Cantina de Alumieira, tanto os membros eleitos, como todos os loureirenses que nunca ocuparam cargos políticos. Todos juntos, valorizamos cada vez mais a nossa terra milenar: Loureiro.

Loureiro, 22 de novembro de 2016

A Junta de Freguesia de Loureiro