Discurso Abertura das Festas de Loureiro 2016
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ex.mo Presidente da Assembleia de Freguesia de Loureiro, António Silva

Ex.mo Vereador da Cultura de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo

Ex.mo Presidente da FAMOA e Representante da Assembleia Municipal, António Grifo

Ex.mo Diretor do Agrupamento de Escolas de Loureiro, Vasco Vaz

Ex.mos Membros da Assembleia de Freguesia de Loureiro

Ex.mo Padre Ricardo Aguiar

Ex.mo Padre Manuel Pires Bastos

Ex.mos Dirigentes Associativos

Ex.mos Ex-Presidentes da Junta de Freguesia de Loureiro

Comunicação Social

 

Loureirenses, aqui estamos novamente neste ato simbólico em que a memória e a união em torno desta terra são os fatores principais e essenciais. Recebemos este testemunho dos nossos antepassados e exige-se que nos empenhemos em o deixar em melhores condições para as gerações futuras. A Freguesia de Loureiro celebra-se para si e para os outros, lembrando que hoje, neste preciso dia de 18 de maio, do ano de 993, portanto há 1023 anos, nesse distante século X, já se pronunciava o nome de Loureiro, terra milenar, de agricultores, de músicos e de paz entre as gentes…

Para celebrarmos precisamos de conhecer, respeitarmos e preservarmos a nossa memória coletiva. Precisamos por outro lado, de olhar o futuro com uma certa utopia, com empenho e responsabilidade cívica.

Esta Junta de Freguesia, tem nos últimos anos tentado visualizar melhor o nosso passado. Todas as exposições, palestras, fotografias, textos e outros testemunhos inserem-se nesse nosso objetivo de sermos cada vez mais completos. A semente vai germinando e este ano, a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Esperança, também ela sentiu necessidade em saber um pouco mais sobre a sua história, que é também a história de Loureiro. Um bem-haja a todos os seus elementos e ao Padre Bastos que ajudou a tornar a informação recolhida mais entendível. Era muito bom que outras comissões, a própria paróquia, as associações e lourereirenses interessados, pudessem escrever mais sobre nós, enquanto povo, enquanto terra, da qual tanto gostamos. Não coloquemos na vida atribulada do presente ou no nosso porventura pouco conhecimento sobre o passado, justificação para não produzirmos mais informação. Todos poderemos ajudar um pouco na construção deste puzzle que será, decerto, sempre um puzzle por acabar, mas todas as peças conhecidas são da maior importância.

Esta exposição denominada “A Honra de Tonce” aqui patente hoje é mais uma peça desse puzzle. À Comissão de Festas, o nosso obrigado pelo empenho demonstrado.

E para fazermos um enquadramento muito geral sobre a organização do território na época medieval, tendo em muitos casos chegado esta organização aos séculos XVIII e XIX, precisamos de consultar documentos, interpretar vestígios, organizar e perceber as fontes que temos.

Para que fosse possível controlar e defender o território, o Rei entregava as terras a quem lhe garantisse esse domínio do território. Os Coutos delimitavam as terras sob administração dos clérigos, as Honras eram as terras sob administração dos Nobres e os Reguengos eram propriedades diretamente administradas pelo Rei. Sobre essa complexidade da organização social e política desses tempos idos não há tempo para aqui explicar mas que é um tema entusiasmante, isso não há dúvida. Sobre Honras que existiram pelo nosso território, trazemos aqui o exemplo da Honra de Barbosa, na atual Freguesia de Rans (Penafiel). Trata-se de um conjunto de um Solar, Torre, Residência, Pelourinho, Forca, Quartel-Prisão, Fortes e Capelas. Não sabemos muito da nossa Honra de Tonce mas não há vestígios de um Honra da grandiosidade desta de Barbosa.

Também outro dado referido nos livros de História Medieval, referem-nos que uma Reserva ou Quintã era um local onde se encontrava a Morada do Senhor, os estábulos, os clérigos, o lagar e as melhores terras. Não é por acaso que a Honra de Tonce está no Lugar a que actualmente damos o nome de Quintã.

O que esta pequena exposição demonstra é que cada vez que nos debruçamos sobre a nossa história, mais conhecedores ficamos de nós próprios.

É muito interessante sabermos que “Segundo as Inquirições de 1293, do mesmo Rei a Quinta e Honra de Tonce era de Lourenço Reimondes, passando para os seus descendentes, um dos quais, Estêvão Peres de Tonce, aparece nas Inquirições de 1322 como senhor da Quinta. Sua filha Dona Aldonça Esteves, senhora de Tonce, doou nessa data, o padroado da Igreja de Válega ao Cabido do Porto, como se lê no chamado Censual do Cabido da Sé do Porto (f.ªs 680 a 691), doação confirmada em 1334 por seus filhos.

A 6 de novembro de 1599, em pleno domínio filipino, os novos possuidores da Quinta, D. Fradique Mendes e sua esposa D. Isabel Henriques, instituíram ali um Vínculo de Morgado e última vontade continuando, já em 1603, por D. Afonso Magalhães e Meneses, fidalgo da Casa Real, com diversos senhorios, o qual, em 1714, decidiu elaborar o Tombo da Quinta e Honra de Tonce, citando os confrontantes e foreiros da propriedade, entre os quais os conventos de S. Bento do Porto, Arouca e Pedroso, os viscondes de Souto del Rei, etc.”

CARAS E CAROS LOUREIRENSES

E por falarmos nestas coisas do passado e em celebrações, lembramos que no passado dia 2 de Abril assinalaram-se os 40 anos da Constituição da República Portuguesa saída do 25 de Abril. E também este ano, a 12 de dezembro, se assinalam os 40 anos das primeiras eleições autárquicas em democracia. Não estamos a pensar preparar nenhuma exposição mas estamos a pensar realizar uma Assembleia de Freguesia Extraordinária em que estejam presentes presidentes da Assembleia, presidentes de Junta e membros das diversas Assembleias de Freguesia desde 1976 até à atualidade. Uma Assembleia de Freguesia, realizada na Cantina de Alumieira, Dr. Albino dos Reis, local onde nesses primeiros tempos de democracia, de grande intensidade política e social, muitos loureirenses sonharam e lutaram para que fosse possível chegarmos ao presente e podermos afirmar sem nenhum bairrismo bacoco que vivemos numa das melhores freguesias do Concelho de Oliveira de Azeméis.

Sabemos que, hoje, nesta Sessão, se encontram alguns desses elementos que fizeram parte dos órgãos eleitos, por isso gostaríamos que passassem a palavra, que tentassem saber quem eram os outros elementos, que histórias recordam, que lembranças gostariam de partilhar. Todos juntos, dignificaremos a nossa terra, uma freguesia que se tem sabido superiorizar quase sempre a discussões menores, a incompreensões políticas em certos casos desnecessárias, a problemas fúteis, enfim, a uma espuma dos dias, que por vezes, alguns, caem na tentação de se deixarem levar.

Também recordamos que há precisamente 20 anos, em 1996 se inaugurou a Sede desta Junta de Freguesia, uma infraestrutura que veio melhorar a ligação entre os órgãos autárquicos e a população.

CARAS E CAROS LOUREIRENSES

Falando do presente e da gestão corrente da freguesia, desde o 18 de maio de 2015 até ao dia de hoje, projetos e obras importantes tornaram-se realidade:

- Os tão esperados e várias vezes adiados alargamentos no Penedo, a pavimentação da Rua D. Afonso III, a comparticipação na Valorização do Largo de Nossa Senhora da Esperança, os arranjos exteriores junto à Capela da Nossa Senhora do Livramento, a pavimentação do Gaveto de Macieira, o Alargamento na Rua Ferreira de Castro, o Alargamento na Rua do Barão, o alargamento na Rua do Serrado e valorização da fonte, a Renovação do Parque Infantil do Faial, a colocação de gradeamentos no cemitério novo e a pintura de todos os muros exteriores, a conservação e restauro do Coreto de Alumieira que está a decorrer, a entrega de salas a associações. O TAL com nova sala, A BANDA com a sua nova casa de ensaios, uma sala de arrumos para o ORFEÃO e a Antiga Escola de Arrota para a recente Associação AMLD – Amigos Motards de Longa Data. Isto para citar só o que de mais importante fomos fazendo.

Mas o futuro continua sempre à nossa espera e nós temos que acompanhar os sonhos que vamos criando. O Bussiness Center da área de Acolhimento empresarial que está quase a ser inaugurado, o início da Via do Sudoeste está no terreno, outros alargamentos de vias vão acontecer, construção de passeios e outros melhoramentos diversos.

Loureiro é uma freguesia inquieta porque quer construir bases duradouras para o futuro e é uma freguesia solidária e ativa com outros parceiros porque sabe que só na partilha de saberes e afetos se consegue a respeitabilidade e a confiança. Por isso é que o Presidente da Junta de Freguesia de Loureiro é o representante dos presidentes de Junta do Concelho no Núcleo Executivo da Rede Social, no conselho cinegético municipal, no conselho da comunidade dos Centros de Saúde. Presidente da Assembleia-Geral da APTM, A Associação que gere atualmente o Parque Temático Molinológico, entre a participação em outros fóruns e atividades. Só criando pontes, chegamos à outra margem, ligam-se territórios, ultrapassam-se dificuldades, atinge-se mais bem estar para as nossas gentes.

Por isso estas Festas, mesmo que sendo um contributo pequeno são importantes para que saibamos ter orgulho nesta terra saibamos mais em profundidade o que fazem as nossas associações, as nossas instituições. Assim sendo, do Programa das Festas de 2016 destaco o seguinte:

18 de maio – Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro; 21.30 horas

• Sessão Solene de Abertura das Festas de Loureiro

• Entrega do prémio do “Concurso Maia Florida”

20 de maio – EB 2,3 de Loureiro; 21.15 horas

• Associação de Pais e Encarregados de Educação - “Serões com Pais”

21 de maio – Junta de Freguesia de Loureiro; 17.00 horas

• Apresentação do livro “Corrupção”, de Flávio Capuleto

27 de maio – Junta de Freguesia de Loureiro; 19.00 horas

• Sabores Naturais – curso de cozinha vegetariana

28 de maio – ACREFA; 13.00 às 22.00 horas

• I Mostra de Aves

28 de maio – Capela de Nossa Senhora de Alumieira; 21.30 horas

• Orfeão de Loureiro – Fados ao Luar

29 de maio – ACREFA; 09.00 às 20.00 horas

• I Mostra de Aves

29 de maio – ACREFA; 9.30 horas

• Caminhar pela Liga Portuguesa Contra o Cancro

7 de junho – EB 2,3 Loureiro; 09:00 às 17:30 horas

• Clube Desportivo de Loureiro - Torneio de Futebol do 1º ciclo

10 de junho – Junta de Freguesia de Loureiro; 09.30 horas

• FIFA Loureiro – II Campeonato de Playstation

10 de junho – Largo de Nossa Senhora da Esperança; 17.30 horas

• Zumba Solidário 17 de junho – Junta de Freguesia de Loureiro; 19.00 horas

• Sabores Naturais – curso de cozinha vegetariana

18 de junho - Freguesia de Loureiro; 14:30 horas

• Passeio Cicloturístico: Associação de Cicloturismo do Centro

18 de junho – Praça Nossa Senhora de Alumieira; 19.00 horas

• VII Encontro de Gastronomia de Loureiro

• Animação com música gravada

19 de junho – Praça Nossa Senhora de Alumieira; 09:00 horas

• VII Encontro 2 Rodas Antigas

19 de junho – Praça Nossa Senhora de Alumieira; 12:00 horas

• VII Encontro de Gastronomia de Loureiro

19 de junho – Praça Nossa Senhora de Alumieira; 12:00 horas

• Feira de Artesanato

21 de junho – Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro, 21:00 horas

• Sessão Solene de Encerramento das Festas de Loureiro

• Homenagem aos Loureirenses mais Idosos

• Participação do Orfeão de Loureiro

 

Atividade Extra 26 de junho - Praça Nossa Senhora de Alumieira; 21:00 horas

• Desfile de Marchas Populares integradas nas Festas de S. João Baptista

 

Um Bem-haja, a todos os loureirenses que construíram ao longo dos séculos o que somos, um bem-haja a todos vós que nesta sessão simbolizam todos os que não quiseram vir, os que não puderam vir, os que longe da sua terra natal, a trazem sempre no coração. Loureiro, terra milenar, de agricultores, de músicos e de paz entre as gentes…

Viva Loureiro

Obrigado pela vossa atenção…

 

Rui Jorge da Silva Luzes Cabral

18 de Maio de 2016, 21:30 horas.

Sessão Solene de Abertura das Festas de Loureiro 2016