Junta de Freguesia pede classificação para árvores
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O novo executivo da Junta de Freguesia de Loureiro tomando conhecimento que árvores de interesse ambiental, como o Sobreiro e Freixo de Alumieira ou os carvalhos do Caminho do Feital não estavam registados na Autoridade Florestal Nacional e, por isso menos protegidos legalmente, requereu a sua classificação.

 Assim, depois que os técnicos venham a Loureiro fazer o levantamento destes e de outros exemplares, passaremos a ter na nossa freguesia árvores de interesse público, que constarão de salvaguarda nacional, valorizando desta forma, ainda mais, a nossa terra.

 

Já agora, estamos abertos a sugestões de outras árvores que possam constar neste registo dos monumentos vivos de Portugal.

O que são árvores de interesse público?

São árvores que pelo seu porte, desenho, idade e raridade se distinguem dos outros exemplares.

Classificar é proteger.

Uma árvore classificada de “Interesse Público” beneficia de uma zona de protecção de 50 metros de raio a contar da sua base. Uma árvore classificada de “Interesse Público” não poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Autoridade Florestal Nacional, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.

Pelo Decreto-Lei n.º 28468 de 15 de Fevereiro de 1938, a autoridade Florestal Nacional classifica árvores que merecem a designação de “Interesse Público” com publicação na página da internet.