Discurso Sessão Solene de Encerramento das Festas de Loureiro 2018
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Loureiro está de parabéns.

Loureiro comemora hoje 23 anos da sua elevação à categoria de Vila.

No dia 18 de maio estivemos aqui a celebrar os 1.025 anos da sua existência, então com o nome de “Laurário” e tal como já vem sendo habitual, iniciamos aí as “Festas de Loureiro”. São duas datas que muito dizem à nossa Vila e que balizam um período de tempo que se pretende seja ativo, interventivo, dinâmico e que envolva as forças vivas da Freguesia. Modéstia à parte achamos que esse objectivo foi conseguido.

O envolvimento das associações e a adesão dos Loureirenses às mais diversas iniciativas, trouxeram à nossa vila mais movimento, atividade e animação do que habitualmente acontece.

Começamos estas Festas com uma palestra sobre a escola, a sua importância e o impacto que tem numa freguesia como a nossa. É importante termos a noção do seu papel na educação e na formação dos nossos jovens, que serão os homens e mulheres de amanhã e que num futuro muito próximo serão empresários, autarcas, dirigentes associativos, pais, educadores e cuidadores.

E terminamos estas Festas com um “passeio sénior”, ou seja com os avós. Com um grupo fantástico de Loureirenses animados, divertidos e muito bem dispostos com quem passamos um dia de convívio espetacular. Obrigado a todos/as.

Queria aproveitar para homenagear todas estas pessoas que depois de uma vida inteira de trabalho têm agora um merecido tempo de pausa e de descanso, na pessoa da D. Aurora Dias com 97 anos e do Sr. António Cândido Vaz com 96 anos, entregando-lhes o diploma de “ Loureirense mais idoso”. Não foi possível trazer a D. Aurora até nós mas fomos nós ter com ela e vamos mostrar-vos aquele que foi para mim um momento de muita alegria. Peço à Susana Silva que nos mostre esse momento. Parabéns D. Aurora por tão bonita idade e obrigada a si e a sua família pela forma carinhosa como nos receberam em sua casa.

Mas temos o prazer de ter connosco o Sr. Vaz a quem peço para vir até aqui para receber esta lembrança que temos para assinalar esta data. Obrigado pela sua presença, parabéns mais uma vez pela bonita idade de 96 anos (quem nos dera a nós todos chegarmos desta forma à sua idade) e sinta-se perfeitamente à vontade para ficar connosco até ao final ou regressar a sua casa se assim o entender. E se as crianças são o futuro, os idosos vão cada vez mais fazer parte do nosso futuro.

Disso nos falou a Dra. Joana Ferreira na palestra com o tema “o novo paradigma do envelhecimento”, onde esta temática do envelhecimento e da terceira idade foi abordada de uma forma extraordinária e da qual retive uma frase: “os velhos, somos nós com mais anos”. Se pensarmos nisto, se interiorizarmos esta ideia, vamos mudar a forma como olhamos para os nossos “mais velhos”.

Entre uma data e outra, tivemos: - “fados ao luar” organizados pelo Orfeão; - caminhamos em solidariedade com a Liga Portuguesa Contra o Cancro; - aconteceu a 3ª mostra de Aves aqui mesmo ao lado na sala de formação da responsabilidade do Pedro Martins e de um grupo de criadores com a colaboração da ACREFA; - realizou-se o passeio cicloturístico organizado pela Junta em estreita colaboração com a Associação de Cicloturismo do Centro; - fez-se o encontro das duas rodas antigas – obrigado ao Gabriel Pereira pela ajuda e por nos ter emprestado algumas das suas antiguidades; - o C.D.L. comemorou mais um aniversário, o 21º, bem hajam pelo trabalho que fazem na formação desportiva das nossas crianças; - aconteceu um torneio da malha organizado pela associação mais jovem da freguesia “os Amigos Motards de Longa Data”; - revisitamos o “Casal Aberto” numa noite memorável de teatro - ainda bem que o T.A.L. respondeu sim ao nosso desafio e esperamos que tenha sido um regresso para ficar; - graças à Margarida Ramalho e à Elisabete Leite Loureiro está na Rota dos Espantalhos, com diversos exemplares colocados em vários locais da freguesia; - fizemos rastreios de saúde, palestras, passeios e realizamos o IX Encontro Gastronómico com a participação e colaboração de todas as associações.

Foram dois dias de festa, de convívio, de boa música (obrigada à Banda de Música de Loureiro e aos 100batuta) de encontros e reencontros e mais uma vez se constatou que os Loureirenses estão sempre dispostos a ajudar e a colaborar com as associações da sua terra.

Li há dias que “a melhor rede social é de uma mesa cheia de amigos” e o encontro gastronómico é a prova disso mesmo.Para terminar, vão acontecer no próximo domingo, as marchas de São João.

Este não é um discurso político. Não tem outra pretensão que não seja agradecer a todos os que direta ou indiretamente se envolveram e contribuíram para que todas estas iniciativas fossem um sucesso.

Para este executivo e porque foi a primeira vez que organizou as Festas de Loureiro, foi muito gratificante sentir da parte de todos/as uma grande disponibilidade e vontade em colaborar. Somos Freguesia, somos Vila, somos Comunidade e somos Família. É isto que nos distingue e é isto que queremos que Loureiro seja: casas com gente dentro porque quem faz a diferença são as pessoas.

Parabéns Loureiro!

Obrigado a todos/as.

José da Silva Queirós

Actualizado em Segunda, 12 Novembro 2018 11:59