Programa de Desenvolvimento Rural 2014 - 2020
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Estão abertas as candidaturas à operação 8.1.6. do PDR2020 (Plano de Desenvolvimento Regional) destinada à melhoria do valor económico das florestas.

Até 31 de Julho de 2017 podem candidatar-se os "detentores de espaços florestais privados, municípios ou suas organizações", descreve o PDR2020.

anúncio publicado - destinado especificamente para o eucalipto - prevê apoios na ordem dos 9 milhões de euros para recuperação de povoamentos em subprodução e acções associadas, através da rearborização com a mesma espécie.

O nível de apoios, direccionado a rearborizações de povoamentos situados em zonas de elevado potencial (ver lista de concelhos de 1ª e 2ª produtividades), poderá oscilar entre os 30 e os 50%.

Os apoios a conceder dirigem-se a operações necessárias à rearborização, como destroçamento de cepos, plantação e retancha; construção de redes viárias e divisionais; obtenção de certificados de gestão florestal e a planos de gestão florestal.

Os projectos de investimento que podem beneficiar de apoios têm de ter no mínimo 0,5 ha e apresentar custos elegíveis a partir dos 500 euros.

Para mais informações, contacte a organização de produtores florestais da sua região (consulte mapa em http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/organizacoes-de-produtores-florestais/) ou consulte a informação preparada pela equipa do Projecto Melhor Eucalipto em http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/pdr-2020/, que ajuda a simplificar e entender melhor a informação disponibilizada.

A certificação de gestão florestal contribui para uma floresta bem gerida. Para os produtores florestais, uma floresta certificada significa floresta valorizada. E para os consumidores finais, saber como são tratadas as florestas de onde vem a matéria prima dos produtos que consomem é uma informação cada vez mais importante.
Para promover a certificação da floresta portuguesa, o Projecto Melhor Eucalipto tem vindo a divulgar o tema nas sessões de informação levadas a cabo em todo o território nacional, explicando como se deve proceder, porque considera que a certificação é um compromisso pelo respeito ambiental e pelo cumprimento da legalidade, com ganho natural.
Para facilitar o trabalho dos produtores florestais que querem certificar a sua floresta, a equipa do Projecto Melhor Eucalipto disponibilizou no seu site um mapa com a localização da sede dos grupos de certificação (regional e nacional) - conjunto de proprietários que voluntariamente aderem às regras da certificação e que executam as operações florestais de acordo com as Boas Práticas de Gestão Florestal  que mais se adequam à sua floresta.
A certificação florestal em grupo ou regional tem custos mais baixos e minimiza o processo administrativo. Para aderir a um processo de certificação florestal, contacte directamente um Grupo de Certificação Florestal ou Organização de Produtores da sua região.