Exterminação de ninhos de vespa asiática
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No seguimento de várias solicitações recebidas, directamente nos Bombeiros ou através da central de atendimento da Câmara Municipal - Protecção Civil, vimos por este meio dar conhecimento de vários pedidos de apoio para exterminação de ninhos de vespa asiática.

Temos analisado todas as situações e há de facto algumas, em que se verifica tratar-se da espécie supra referenciada. Dadas as responsabilidades protocoladas entre a AHBVOA e a CMOA, bem como, a missão dos Bombeiros de Portugal, procedemos à análise quer do ciclo de vida da espécie quer das formas de combate da espécie. Deste modo, salientamos o seguinte: A vespa asiática é predadora de outro tipo de vespas e abelhas não sendo mais perigosa para os humanos que a europeia. A melhor forma de controlo local deste tipo de vespa é a destruição dos ninhos. Ao longo do 3. Trimestre dá-se um aumento da população e do número de ninhos sendo fundamental a localização e a sua dizimação. No 4. Trimestre acontece a reprodução entrando as rainhas fundadoras em hibernação no 1. Trimestre do ano. No 2. Trimestre surgem as primeiras obreiras.

Assim, recomendamos que se centralizem todos os pedidos de intervenção nos Bombeiros, dado que principalmente os ninhos em solo serão intervencionados através de fogo. Serão ainda utilizados fatos de aproximação próprios que evitem ataques e eliminem os riscos de choque anafiláticos para os intervenientes. Sugere-se ainda a criação de um folheto simples a distribuir pela população com divulgação simultânea nos meios online da CMOA e nos meios de comunicação social locais, eliminando o alarmismo.

Paulo Vitória

Comandante dos BV Oliveira de Azeméis

Coordenador do GAPC