Discurso Sessão Solene de Abertura das Festas de Loureiro 2014
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ex.mo Presidente da Assembleia de Freguesia de Loureiro, António Silva

Ex.mo Vereador da Cultura de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo

Ex.mos Membros da Assembleia de Freguesia de Loureiro

Ex.mos Dirigentes Associativos

Ex.mos Ex-Presidentes da Junta de Freguesia de Loureiro

Comunicação Social

 

Caros loureirenses, iniciamos recentemente o mandato 2013/2017. Mais uma vez aqui nos encontramos para celebrar Loureiro. No simbolismo deste dia tentamos a cada ano valorizar a nossa freguesia, seja através do que tentamos “escavar” do passado, seja potenciar o que consideramos uma referência do presente, seja o que sonhamos para o nosso futuro.

Nas últimas edições destas festas temos tentado recuperar o passado, seja através de fotos, seja através de artefactos, seja através de testemunhos. O nosso objetivo é recolher o máximo de informação para as gerações futuras, por isso, uma das prioridades do atual mandato é a criação de um arquivo local que possa recolher um conjunto significativo de publicações que estejam relacionadas com a nossa terra milenar. Com a ajuda de todos esperemos conseguir enriquecermo-nos assim coletivamente.

Mas este ano, mais do que vos falar de obra física, quero aqui alertar para a obra social que não devemos descurar. E, num mundo cada vez mais complexo e veloz, é ao nível do poder local que a diferença pode ser feita, visto que conhecemos como poucos a realidade que está ao nosso lado.

Por isso, a exposição que hoje aqui vamos inaugurar, além de retratar espaços do nosso presente, serve também para podermos contribuir com os que mais precisam. Cada foto tem um custo de 30 euros, dinheiro que reverterá para a Casa Social de Loureiro.

Expresso aqui um agradecimento muito grande ao Daniel Ferreira por ter aceite o desafio e nos ter presenteado com tão belas fotos, como daqui a pouco todos vós podereis ver. Obrigado Daniel pelo teu trabalho.

Como dizia, esse é o tema deste ano das Festas de Loureiro, a ação social. E como o dia 18 de Maio deste ano não possibilitou que fosse comemorado à noite, impossibilitou que pudéssemos agregar à cerimónia o conjunto de oradores que estão convidados para falarem de ação social e voluntariado.

Decidimos então fazer hoje uma sessão mais formal e curta e no dia 4 de Junho discutirmos estas questões, de forma mais prolongada na nossa Casa Social, espaço privilegiado para se falar sobre estes assuntos. Assim sendo, nesse dia à noite vamos ter na Casa social, nosso espaço de partilha, um conjunto de oradores que irão debater e aprofundar estes temas da ação social e do voluntariado.

Posto isto, já devem ter percebido que este ano as Festas de Loureiro pretendem ser também mais solidárias. Loureiro, contudo, é mais que Festas ou qualquer outra atividade. Loureiro é a nossa identidade física, a nossa referência sentimental e, por isso, tanto nos confrontamos ou tanto nos unimos para construirmos esta terra que sempre nos acarinhou. Queremos sempre mais, embora saibamos quais as nossas limitações. E quando se quer fazer boa figura, agora falando em linguagem mais política, não há obra que resista a ser chamada a cima da mesa. Tem sido assim e assim será. Só assim conseguiremos chegar mais longe, com inconformismo e com mudanças chegaremos, a cada dia, ao que há anos considerávamos impossível.

Um desses exemplos é a Área de Acolhimento Empresarial, sonho antigo agora concretizado. Mas esta obra é já passado para nós, precisamos da Via do Sudoeste que é para iniciar no chamado cruzamento da “Cruz da Vidigueira” e segue depois, no futuro, para Cucujães. A primeira fase da sua construção será deste cruzamento que referi até à antiga estrada EN 224 (junto às bombas de combustível Rosinha). Uma via que é extremamente necessária pois a atual Rua da Vidigueira em péssimo estado de conservação não tem condições para ser a porta de entrada da melhor zona industrial do concelho.

Como referi recentemente numa entrevista ao Jornal “A Voz de Azeméis”, esta via “vai ser uma realidade porque está contemplada nos fundos comunitários disponíveis e que foram direcionados para esta Área de Acolhimento Empresarial. E as freguesias do Sul do concelho merecem esta infraestrutura rodoviária para se fazer alguma justiça pois as freguesias a norte já há cerca de 20 anos que usufruem da Via do Nordeste, via que veio facilitar a mobilidade e dar mais qualidade de vida, e bem, a essas populações. Agora, antes de se pensar em construir a 4.º ou a 5.º fase da Via do Nordeste há que construir a 1.ª e a 2.ª fase da Via do Sudoeste. Julgo que não existe ninguém que veja mal numa reivindicação como esta.”

Uma obra do e para o concelho da qual Loureiro vai beneficiar. Até porque como disse na referida entrevista “nenhuma Junta de Freguesia sozinha tem capacidade para realizar obras de média ou grande dimensão. O poder local ou municipal é constituído pelas Câmaras e pelas Juntas mas a grande fatia da verba e do poder para gerir bem ou mal e direcionar o concelho para um desenvolvimento sustentável e homogéneo está grandemente nas mãos das Câmaras. As Câmaras são as árvores e as Juntas de Freguesia são as raízes que a seguram e se espalham no território à procura de bom alimento. Não encontro melhor imagem para dizer que somos frutos da mesma árvore. Quando vem o podador ou quando chega a Primavera ela deverá crescer uniformemente. Assim sendo, conto com a Câmara Municipal para as obras de média e grande dimensão na freguesia à semelhança do que aconteceu com Área de Acolhimento Empresarial que está a ser concluída a sua infraestruturação.” Conforme acima referi.

Loureiro é esta realidade: ruralidade e modernidade, com necessidades e com capacidade de execução de obra. Loureiro é cada vez mais a expressão de uma freguesia que pode não caminhar a grande velocidade mas caminha em segurança.

As Festas de Loureiro pretendem, além de serem um espaço de cultura, de desporto e de animação, pretendem ser um espaço de reflexão sobre o nosso presente, sobre o nosso futuro coletivo. Por isso todos os anos aqui tentamos trazer temas diferentes, tentamos conhecermo-nos melhor.

Do programa deste ano saliento as seguintes ações ou eventos: A Abertura do Clube Sénior de Loureiro com a colaboração do Gabinete de Acão Social da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o 8.º Concurso Nacional de Obstáculos de Loureiro, V Encontro de Gastronomia de Loureiro, V Encontro 2 Rodas Antiga,s Atelier de iniciação à costura manual, Sessão de esclarecimento sobre gestão e tratamento de resíduos domésticos e agrícolas, Inauguração do mini-ecocentro de Loureiro, Sessão de sensibilização sobre voluntariado e ação social, Encontro de Futebol Feminino, Passeio Cicloturístico, Homenagem ao Loureirense mais Idoso e Desfile de Marchas Populares integradas nas Festas de S. João Baptista.

A todos vós o meu muito obrigado pela presença.

Parabéns Loureiro.

 

Rui Jorge da Silva Luzes Cabral

18 de Maio de 2014, 11:30 horas.

Sessão Solene de Abertura das Festas de Loureiro 2014