Discurso Sessão Solene de Abertura das Festas de Loureiro 2013
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ex.mo Presidente da Assembleia de Freguesia de Loureiro, António Silva

Ex.mo Vereador da Cultura de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo

Ex.mos Membros da Assembleia de Freguesia de Loureiro

Ex.mos Dirigentes Associativos

Ex.mos Presidentes de Junta de outras freguesias

Ex.mos Ex-Presidentes da Junta de Freguesia de Loureiro

Ex.mos Oradores desta Sessão Tenente Coronel Jorge Barroso e Furriel Miliciano Pinto Nunes

Comunicação Social

 

Caros loureirenses, este é o último 18 de Maio deste mandato. Uma data que começamos a assinalar com regularidade e que esperamos comece a entrar no calendário da freguesia, tanto para conhecimento da nossa história ou como motivo para se lembrar um acontecimento, uma pessoa ou uma instituição da nossa vida coletiva.

Nesta data e na intervenção que aqui costumo fazer anualmente tenho enumerado o que de mais significativo se tem realizado na freguesia ou conquistas que a beneficiem. Poderia hoje aqui lembrar as actividades e intervenções do mandato em jeito de balanço mas não o vou fazer para não me tornar repetitivo em relação a intervenções passadas ou mesmo em relação aos boletins que todos os anos são distribuídos. A informação é pública e conhecida de todos. Sobre o último ano, não poderia deixar de lembrar que a Reforma Administrativa já é Lei e Loureiro ficou tal como está, não agregando com mais nenhuma freguesia. Esperemos que sejamos beneficiados.

A Área de Acolhimento Empresarial se o ano passado era uma realidade no papel este ano é uma realidade no terreno. Visitem o espaço a ser infraestruturado, as empresas a serem construídas e a esperança numa evolução sustentável da nossa terra a ser um sonho em concretização.

A intervenção no Coxo/Fojo, obra intermunicipal entre as Câmaras de Oliveira de Azeméis e Estarreja está concluída. Também nesta zona, a Junta de Freguesia de Loureiro pavimentou as Ruas do Fojo, Beco do Coxo e Travessa Cónego Leite Rainho.

A Travessa do Barão está praticamente concluída quanto a alargamentos e condutas de águas pluviais, faltando pavimentar poucos metros desta via.

O alargamento na Rua S. João Baptista trouxe maior visibilidade à Rua e quando o passeio estiver concluído melhorará a segurança dos peões.

Alguns jardins e pequenos triângulos foram beneficiados e a Fonte de Macieira foi alvo de uma intervenção a nível do acesso e também de novo ajardinamento.

Novas placas de toponímia estão a ser colocadas nas Ruas, Travessas e outras vias da freguesia.

A actividade cultural e a oferta desportiva e recreativa na Junta de Freguesia tem-se consolidado. Loureiro é também uma das freguesias com maior representação nas actividades sociais e culturais organizadas pela Câmara Municipal.

Somos um executivo muito próximo das pessoas e das instituições. Por isso desiludimo-nos, por vezes, quando não podemos contribuir mais.

Noutras frentes e com outros intervenientes, a sede do novo Agrupamento de Escolas é em Loureiro e o Posto Médico que muitos diziam que estava a poucas semanas de fechar aumentou o horário de atendimento ao público.

Loureiro é cada vez mais uma freguesia de referência a sul do concelho. Outras intervenções e actividades realizadas podia aqui lembrar mas hoje quero também dar conta do muito que é urgente fazer e que muito preocupa este executivo de freguesia.

É preocupante a rede viária e o futuro não parece risonho a esse nível, não tendo a Junta de Freguesia competência e verbas para resolver definitivamente esse problema, problema “atracado” à demora na construção da rede de água em falta e da totalidade do saneamento.

É preocupante a falta de mão-de-obra, penalizando os trabalhos de limpeza e conservação a efectuar na freguesia, a segunda maior em área das actuais 19 freguesias.

É preocupante não termos conseguirmos ainda criar espaços de lazer condignos e circuitos para peões porque estamos muito condicionados pela batalha contra o tempo que temos levado a cabo noutras obras já enumeradas. Mas com a vontade que temos, certamente que num futuro próximo serão realidade.

É preocupante a Rua do Penedo estar a demorar tanto em ser intervencionada.

É preocupante a falta de uma descentralização séria e efectiva das Câmaras para as Juntas, facto que distorce o nosso trabalho em muitas áreas. Somos o rosto do Estado para as pessoas e, por vezes, só elas é que ouvem e compreendem os nossos desabafos. O Estado que nos tutela está longe de mais. Um Estado, infelizmente mais preocupado em agradar aos índices pedidos pelas empresas de rating, nem que para isso se multiplique o sofrimento das pessoas que nos procuram todos os dias, aqui onde elas vivem. As pessoas não são números que vivem numa folha de excel. As pessoas são nossos fregueses e nós conhecemo-nos todos muito bem.

Caros Loureirenses

Continuemos o sonho e a concretização efectiva para bem de todos nós. Por muito que façamos, temos no entanto, sempre muito mais para realizar…

Adaptemo-nos a esta ideia para nunca pensarmos que já fizemos quase tudo e obrigarmo-nos a olhar com esperança para o futuro. Só assim criaremos dinamismo…

Continuemos a lembrar os nossos, a lembrar a nossa história. Estamos também aqui hoje para lembrar que há 1020 anos um certo Godesteu deixou para os seus vindouros o nome de Loureiro escrito. O 18 de Maio de 993 é assim aqui recordado por ser o dia em que se conhece a referência escrita mais antigo à nossa terra.

Por isso aqui estamos convosco e, este ano, para lembrar todos os militares, combatentes e ex-combatentes Loureirenses que nas mais diversas guerras ou operações defenderam a Nação ou ajudaram outros a viver um pouco mais em paz.

É de toda a justiça lembrar todos eles, nomeadamente os que em maior número participaram na chamada “Guerra Colonial”. Meses e meses longe da família, perto do perigo, sem saberem o que o futuro lhes reservava. Homens de coragem, obediência e fé. Homens que sempre acreditaram num país melhor, numa vida mais bonita. A nossa história é a nossa história e vocês são dela uma parte importante.

São muitos os Loureirenses que estiveram ao serviço nas mais diversas campanhas. Não estamos aqui para discutir política, estamos aqui para vos homenagear e dizer-vos que Loureiro tem orgulho naquilo que são, no que deram ao país e na forma como lembrais essa fase tão delicada das vossas vidas.

Sabemos que a guerra, no seu conceito geral nunca deveria ser uma realidade para o ser humano e sabemos que muitos de vós ficaram com mazelas para toda a vida. Estarmos aqui hoje a falar, a recordar e a homenagear esses períodos das vossa vidas tem também como objectivo, além do conhecimento da história, ajudar a curar um pouco mais essas mazelas. Lembrar-vos é conhecermo-nos melhor enquanto freguesia. Obrigado pela vossa presença e pela ajuda que deram à Junta de Freguesia na concretização desta homenagem.

Também uma palavra especial à Liga dos Combatentes, núcleo de Oliveira de Azeméis e à Associação de Comandos com sede aqui na freguesia vizinha de S. Martinho da Gândara. A ajuda que nos deram foi essencial.

A presença do Tenente Coronel Jorge Barroso em representação dos Comandos e do Furriel Miliciano Manuel Pinto Nunes em representação da Liga dos Combatentes, que de seguida nos vão agraciar com algumas palavras é sinal que em boa hora foi feliz a nossa ideia de vos lembrarmos. No fim desta Sessão terá lugar a abertura da exposição “Loureirenses na Guerra”.

A terminar quero lembrar que o Cartaz das Festas de Loureiro é vasto e vai até 21 de Junho, data em que se comemora a elevação da freguesia a vila. Amanhã, pelas 11:30 horas temos a romagem ao cemitério em sufrágio pelos militares já falecidos. Lembramos aqui em particular Joaquim Figueiredo Brilhante morto na Guiné em 1968 e Aníbal Alves Carreira morto também na Guiné em 1970.

De outras actividades do cartaz saliento também que a 8 e 9 de Junho acontece o IV Encontro de Gastronomia.

A terminar dirijo-me ao Prof. Isidro Figueiredo, vereador da Câmara Municipal que tem estado sempre presente nestes eventos. O nosso reconhecimento por essa proximidade.

A todos vós o meu muito obrigado pela presença.

Parabéns Loureiro.

Rui Jorge da Silva Luzes Cabral

18 de Maio de 2013, 21:00 horas.

Sessão Solene de Abertura das Festas de Loureiro 2013