Discurso Sessão Solene de Abertura das Festas de Loureiro 2011
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ex.mo Presidente da Assembleia de Freguesia de Loureiro, António Silva

Ex.mo Vereador da Cultura de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo

Ex.mos Membros da Assembleia de Freguesia de Loureiro

Ex.mos Dirigentes Associativos

Ex.mos Ex-Presidentes da Junta de Freguesia de Loureiro

Comunicação Social

Loureirenses

 

Loureiro comemora hoje 1018 anos, sobre a primeira referência escrita conhecida, à data Laurario. Estávamos em 993, portanto, em plena Idade Média. Também já na altura lugares como Tonce ou Macieira, faziam parte da toponímia destas terras, sob o Castro Recarei, território Portugalense.

Na intervenção que aqui proferi o ano passado, quando a Junta de Freguesia decidiu iniciar as Festas de Loureiro com este formato, referi que com esta formalidade possamos “por um lado para honrar os nossos antecessores no presente e, por outro, injectar esperança e confiança no futuro colectivo de todos. Não há terra nenhuma que perdure se não souber respeitar a herança do passado, se não souber antecipar o futuro. E nós estamos hoje aqui para isso.”

Com estas palavras, o objectivo é sempre darmos mais visibilidade à nossa terra, uma visibilidade que antes de ser notada no exterior deve-se fazer notar entre nós, ou seja, devemos pugnar para que os loureirenses conheçam bem a sua terra, a sua história, a sua cultura. Quantos lugares foram modificados, quantas vias desapareceram e quantas de abriram. Nestes 1018 anos a mudança, a evolução foi acontecendo porque, o povo que por aqui passou ao longo dos séculos sempre soube interpretar o local onde vivia e as suas potencialidades. Também o modo de vida, as infra-estruturas, o pensamento foi mudando ao longo dos tempos.

Então, se tudo vai mudando, o que fica? Fica aquilo que conseguimos deixar às gerações futuras, aquilo que preservamos e o que investigamos. Por isso é essencial a nossa preocupação com o que é nosso, para que, em seguida o possamos divulgar aos que não são de Loureiro.

Nesse sentido e, dando seguimento às diversas exposições que nos últimos anos têm acontecido neste espaço, hoje inauguramos na sala ao lado uma Exposição de Fotos Antigas, praticamente todas anteriores a 1960. Nelas encontramos o nosso Loureiro, num outro tempo. Imagens que nos registam colectivamente e que ajudam a fazer a nossa história. É como um puzzle com milhares de peças que todos temos a obrigação de ajudar a construir.

Imagens que estão excelentemente bem decoradas, com peças bordadas, realizadas por um grupo de senhoras que há mais de 10 se encontram aqui na Junta de Freguesia para criarem tão belos trabalhos em tecido. Foram elas que decoraram a exposição, trabalho que aqui quero enaltecer e agradecer.

Dando seguimento a esta preocupação também hoje, temos a honra de contar nesta cerimónia com a Amarílis Felizes, descendente do grande Loureirense, António Maria Alves de Pinho, mais conhecido pelo “Poeta Cavador”. Amavelmente acedeu ao desafio, ela que está ligada ao teatro, para declamar alguns dos poemas do seu trisavô. Um momento especial que puxa pela nossa memória e reconhece o valor de um homem com um dom muito grande para a poesia. Poesia que tinha na cabeça e que vingou para a actualidade, porque um visionário da cultura loureirense percebeu que havia arte naquele homem, sentou-se ao seu lado a ouvi-lo e apontou dezenas dos seus poemas. Esse homem a quem devemos agradecer o facto de conhecermos os poemas do Poeta Cavador é o Padre Manuel Pires Bastos. Loureiro agradece-lhe mais essa riqueza literária.

Mas não só de memória e cultura vivem os loureirenses, necessitamos de renovar e criar infra-estruturas que se adeqúem ao presente. Por isso desde o 18 de Maio do ano passado até hoje, conseguimos a pavimentação da Rua Pombal da Igreja, o Alargamento de várias vias públicas, as obras na EB 1 de Alumieira, a limpeza de cursos de água, a reparação e construção de condutas de águas pluviais, entre muitas outras intervenções que não vou aqui enumerar.

Destacaria uma, que como é aguardada há décadas, foi recentemente aprovada pelos organismos desconcentrados do Estado. Refiro-me à Área de Acolhimento Empresarial que nos próximos meses vai arrancar e, segundo tudo indica, no 18 de Maio de 2012 as máquinas andarão no terreno. Num mundo demasiadamente dependente da economia e de empresas que geram e emprego e riqueza, é uma honra para Loureiro, ter sido aposta da CCDR Norte para financiar a acarinhar tal investimento, que, com a nossa ajuda, está a ser implementado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Também não queria finalizar este tema das infra-estruturas, sem antes, partilhar convosco o sonho da Casa Social que se tornou realidade no último ano e, que ainda no decorrer destas festas vai ser inaugurada. Estão todos convidados para a Inauguração do espaço, no próximo dia 29 de Maio, pelas 18 horas. E esta Inauguração insere-se numa outra actividade que inicia para a semana que é o TOUR DO VOLUNTARIADO, uma actividade da CMOAZ que percorre as 19 freguesias, por este ser o Ano Europeu do Voluntariado.

Bem, mas passando ao Programa das Festas deste ano, destacamos além da já referida Exposição de Fotografias, o Ciclo de Teatro do TAL, as Actividades no Clube Equestre de Loureiro, os Jogos de Futebol no Clube Desportivo de Loureiro, o Torneio da Malha na ACREFA, Concerto de Homenagem aos Antigos Músicos da Banda de Música de Loureiro, Sessão de Divulgação sobre as Novas Oportunidades de Negócio na Agricultura para Jovens e proprietários de Terrenos, os diversos Passeios de Motos e bicicletas, 2 º Encontro de Gastronomia, Praça N. Sra. de Alumieira, a comemoração do Dia Mundial da Criança na Pré-Escola de Alumieira, Apresentação do grupo de Cantares Populares da ACREFA, Desfile de Marchas Populares, integradas nas Festas de S. João Baptista.

Para saberem deste Programa em detalhe, consultem a página da internet ou os diversos cartazes existentes. Participem, tragam um familiar e um amigo. Loureiro merece, Loureiro agradece.

Parabéns Loureiro.

 

Rui Jorge da Silva Luzes Cabral

18 de Maio de 2011, 21:30 horas.

Sessão Solene de Abertura das Festas de Loureiro 2011