Festas de Loureiro 2011
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

II Encontro Rodas Antigas de LoureiroAcabaram no mês passado as Festas de Loureiro 2011, um conjunto de actividades que aconteceram entre 18 de Maio e 21 de Junho, tendo havido ainda o desfile das Marchas Populares no dia 26 de Junho, integradas nas Festividades do padroeiro de Loureiro, S. João Baptista.

 

 

A Exposição de Fotos Antigas

O ano passado, a exposição das Festas de Loureiro fez uma retrospectiva do historial das associações de Loureiro, momento importante de partilha e de recordação. Este ano a Junta de Freguesia fez um apelo aos loureirenses, no sentido de partilharem fotos anteriores a 1950, facto que resultou numa mostra de cerca de 50 imagens do nosso passado colectivo que muito interesse despertou nos visitantes.

II Encontro 2 Rodas Antigas

Dando continuidade ao que já tinha sucedido o ano passado, esta edição juntou bicicletas e motorizadas antigas no Domingo de manhã, 19 de Junho. E para surpresa de muitos, o número de participantes quase que triplicou em relação a 2010, tendo-se inscrito cerca de 95 participantes, entre bicicletas e motorizadas. Este ano existiram 2 percursos, um mais longo para as motorizadas que passaram pelo parque molinológico de Ul, tendo-se concentrado ainda em frente à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis para tirarem uma foto de conjunto. As bicicletas fizeram um percurso interno, tendo visitado o Clube Equestre de Loureiro, dando depois uma volta à freguesia. Ambas, as duas rodas antigas, juntaram-se na sede do clube de caça e pesca de loureiro, onde confraternizaram.

II Encontro de Gastronomia

A segunda edição do Encontro de Gastronomia aconteceu a 18 e 19 de Junho no Largo de Alumieira. Oito associações com as suas “tasquinhas” serviram diversos e deliciosos pratos gastronómicos, juntando num espaço de confraternização centenas de loureirenses. A Banda de Música actuou no Sábado à noite e os Cantares Populares da ACREFA subiram ao palco no Domingo à tarde.

Outras actividades

Outras actividades aconteceram no Clube Equestre de Loureiro, actividades já bastante divulgadas e que foram também um sucesso. Os espectáculos de teatro do TAL, a palestra sobre agricultura, o desporto, a homenagem à loureirense mais idosa, as sessões de abertura e de encerramento e as marchas populares integradas na Festa do padroeiro, S. João Baptista, que cada vez atraem mais pessoas.

A terminar a referência à cerimónia de encerramento onde foi apresentado o livro do Padre Bastos “MARGARIDA REI E SEUS PARES NO REINO DOS CANTADORES”, que vai ser editado pela Junta de Freguesia e que cumpre com uma promessa constante no programa eleitoral que o actual executivo submeteu em 2009 ao voto popular. Por fim, é justo reconhecer e agradecer todo o trabalho de pessoas e associações envolvidas nas Festas de Loureiro 2011. A todos a Junta de Freguesia de Loureiro deixa um muito obrigado.