Freguesia de Loureiro representada no encontro distrital da ANAFRE
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) realizou no sábado, no auditório do parque de exposições de Aveiro, um encontro distrital de freguesias, com o objectivo de debater matérias como a reorganização administrativa das autarquias locais, a Lei das Finanças Locais, assim como as próprias competências do poder local.

Num encontro que reuniu grande parte dos representantes das juntas de freguesia sócias e não sócias da ANAFRE, a Junta de Freguesia de Loureiro foi representada pelos seguintes elementos: Rui Luzes Cabral (presidente), Fernando Silva (tesoureiro), e por Sérgio Cabral (membro da Assembleia de Freguesia).

A questão mais pertinente e, por isso, mais debatida foi a reorganização administrativa das freguesias. Rui Luzes Cabral interveio para defender um novo mapa administrativo, tendo em conta vários critérios para a fusão de algumas freguesias, como a urbanidade e a população reduzida de freguesias não isoladas. Em nome de uma maior justiça na gestão dos dinheiros públicos, também defendeu a extinção daquelas freguesias que se situam em sede de concelho, que acabam por beneficiar muito do trabalho e do investimento do município: o dinheiro que faz falta a umas, sobra a outras.

À excepção dos presidentes das Juntas de Freguesia de Espinho e de S. João da Madeira, esta opinião foi compartilhada por todos os elementos que intervieram, clamando em uníssono pela aplicação destas medidas num futuro próximo.