Vota no Concurso de Presépios
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Durante o presente mês de Dezembro, até 5 de Janeiro, está a decorrer uma mostra de Presépios pela Freguesia. Escolas, associações e catequese envolveram-se com criatividade e espalharam o espírito do Natal em diversos locais da Freguesia. A representação do nascimento de Jesus, utilizando diversos materiais, enquadrados de forma diferente no espaço, trouxe, de facto um maior envolvimento de todos os participantes no evento e, pode despertar para futuro uma tradição a explorar e a manter. A Junta de Freguesia vai premiar financeiramente o presépio que os loureirenses considerarem o mais bonito, assim sendo, todos quantos quiserem, podem votar na barra lateral desta página da internet.
Veja aqui as fotos dos vários Presépios e seus autores:

 

 

ORFEÃO DE LOUREIRO

9.º ANO DE CATEQUESE

ACREFA

JARDIM DE INFÂNCIA DE ALUMIEIRA

10 ANO DE CATEQUESE

ASSOCIAÇÃO DE PAIS

ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE LOUREIRO

EB 1 DE ALUMIEIRA

 EB 2,3 D. FREI CAETANO BRANDÃO

 

REGULAMENTO DO CONCURSO DE PRESÉPIOS 2010

A representação da Natividade remonta ao tempo dos primeiros cristãos. Mas foi com S. Francisco que se iniciou a história do Presépio. Desde então para cá, o presépio integrou-se na cultura popular, constituindo-se como uma expressão da identidade e da tradição natalícia do nosso povo. A construção do presépio constitui uma manifestação cultural que importa valorizar, reforçando por um lado a tradição religiosa e, por outro, potenciando a criação artística. Neste sentido, a Junta de Freguesia de Loureiro decidiu promover o Concurso “ O meu presépio de Natal” com vista a promover a manifestação artística e a criatividade e a incentivar a participação das diferentes Associações na cultura e valores comuns.

 

1. OBJECTO

1. O Concurso “O meu presépio de Natal”, é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Loureiro e tem como finalidade a construção de um presépio, a sua montagem e exposição num espaço público exterior da freguesia de Loureiro, como praças, jardins ou rotundas, desde que sejam acauteladas as regras de segurança para a circulação de peões e viaturas.

2. O concurso está aberto à participação das Escolas e Associações da Freguesia de Loureiro e rege-se pelas normas constantes do presente regulamento.

 

2. OBJECTIVOS

1. O presente concurso tem como objectivos:

a) Valorizar as tradições e o património cultural da comunidade.

b) Promover a manifestação artística e a criatividade da população.

c) Desenvolver o sentido ético e estético.

d) Incentivar o envolvimento e participação da comunidade nas manifestações culturais.

 

3. INSCRIÇÕES

1. Todos as associações interessadas em participar no concurso poderão proceder à sua inscrição até ao dia 30 de Novembro de 2010, na Junta de Freguesia de Loureiro, durante o horário normal de expediente ou, ainda, via e-mail, através do seguinte endereço: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

2. No momento da inscrição, será acordado entre os concorrentes e a Junta de Freguesia o local onde o presépio será montado.

 

4. CATEGORIAS A CONCURSO

1. No Concurso de Presépios de 2010 serão admitidos a concurso presépios tradicionais ou originais (movimentado, vivo, etc.)

 

5. REGRAS DE ADMISSÃO A CONCURSO

1. Os presépios a concurso deverão ser criados com base na livre inspiração artística dos seus autores, podendo ser concebidos em qualquer tipo de material e representarem uma concepção tradicional ou mais original do tema.

2. Não obstante o expresso no número anterior, são regras de admissão a concurso, as seguintes:

a) Constarem no mínimo, as três figuras centrais do presépio: Jesus, Maria e José.

b) Estar retratado o momento do nascimento de Jesus.

c) Ser acompanhado de uma frase alusiva à quadra natalícia, de um autor devidamente identificado e com a referência à obra de onde esta frase foi retirada.

 

6. EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

1- Os trabalhos deverão ser montados entre os dias 27 de Novembro e 1 de Dezembro, ficando a montagem a cargo da associação concorrente.

2- Os presépios ficarão em exposição pública durante todo o mês de Dezembro. 3 – A montagem, decoração do espaço, desmontagem é da exclusiva responsabilidade dos concorrentes.

 

7. CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO DOS TRABALHOS

1- Os Presépios admitidos a concurso serão avaliados por um Júri que os analisará e pontuará em função dos seguintes critérios:

a) Composição;

b) Materiais empregues;

c) Originalidade, criatividade e estética;

d) Enquadramento e ocupação do espaço;

e) Mensagem.

 

8. CONSTITUIÇÃO DO JÚRI

1 – O Júri será constituído por três elementos:

a) Um representante da Junta de Freguesia de Loureiro;

b) Um representante da Paróquia;

c) Outro elemento a designar.

2- Não poderão fazer parte do júri quaisquer intervenientes, directos ou indirectos, nos Presépios em concurso.

3- A população de Loureiro poderá participar na selecção do melhor presépio a concurso, através da votação, via electrónica no sitio da autarquia: www.junta-freg-loureiro.com

4- A avaliação final resultará da apreciação efectuada pelo Júri e da votação da população.

5- Da decisão do Júri não haverá lugar a recurso.

 

9. PRÉMIOS

1- Ao melhor presépio será atribuído um prémio no valor de 200 € (duzentos euros).

2- Todos os participantes receberão, ainda, um Certificado de Participação da Junta de Freguesia de Loureiro.

3 - A Junta de Freguesia, por proposta do júri, pode deliberar:

a) Não atribuir prémios;

b) Atribuir prémios de participação e ou menções honrosas a todos ou a alguns dos concorrentes não contemplados com este prémio.

 

10. ENTREGA DE PRÉMIOS

1- A Decisão do Júri e respectiva atribuição de prémios será divulgada no dia 4 de Janeiro e publicitada no sitio da autarquia www.junta-freg-loureiro.com

 

11. RESPONSABILIDADE E CASOS OMISSOS

1- A organização, acompanhamento e divulgação do concurso compete à Junta de Freguesia de Loureiro.

2- Os casos omissos neste regulamento serão analisados pelo Júri